Fundadores

PENSAMENTO INICIAL

A Comunidade Kerygma surgiu inicialmente com um retiro espiritual para jovens cujo tema escolhido foi o Kerygma Cristão.

Pessoas leigas cristãs engajadas trabalharam neste retiro e mais tarde surgiu a inspiração de fundar uma comunidade para divulgar o evangelho e praticar a caridade.Com este pensamento, os fundadores alugaram uma pequena casa e iniciaram as reuniões. As pessoas envolvidas foram Eloísa Maria de Paulo (In Memoriam), Paulo César Graciano, Francisco de Paula Pascoal, Messias Donizetti Luciano, Romeu Rossignoli (In Memoriam), Patrícia Grande Bertolli, Alessandra Felizardo, Meire Pascoal , Edson Felizardo, Adelina Luciano, Maria Luiza Rosa Diniz e Sebastião Diniz.

Na época, procuramos o Monsenhor Moacir Matias Marques, pároco da paróquia Matriz do Martir São Sebastião, que autorizou a realização do retiro espiritual e a fundação da comunidade. Como diretor espiritual o Monsenhor designou o padre José Cordeiro, que acompanhou a comunidade nos retiros.

Mais tarde com a desvinculação da paróquia e criação da paróquia Santa Clara, por motivos de atuação no bairro, ficamos subordinados ao padre Marcos Antônio Tomas de Menezes. Desde o início vivemos obedientes à hierarquia da santa madre igreja.

Gradativamente, além do trabalho de evangelização nos retiros, a comunidade passou a atender as pessoas carentes com distribuição de pães e leite semanalmente. Mais tarde ampliou-se o trabalho com a distribuição de sopa semanalmente, entrega de cestas básicas periodicamente, realização de café da manhã para os dependentes químicos e mensalmente fornecimento de marmitex para os carentes. Por fim a comunidade fundou a Casa de Recuperação para dependentes químicos que recebeu o nome de Jesus, Luz do Mundo. Foi então que entrou o Padre Israel na história da nossa comunidade.

É uma longa história... Cheia de percalços, de lutas mas também de plena realização no trabalho de amor ao próximo.

Nossos agradecimentos a todos que nos apoiaram e confiaram no nosso trabalho, principalmente ao clero local que tanto respeitamos.

SOMOS SERVOS INÚTEIS, MAS QUEREMOS CONTINUAR SEMEANDO A PALAVRA DE DEUS, VIVENDO O EVANGELHO DE JESUS CRISTO E AMANDO OS IRMÃOS NECESSITADOS.

 

ORGANIZAÇÃO

A comunidade organizou-se juridicamente com elaboração do estatuto, eleição da diretoria e registro no CNPJ. Mais tarde foi agraciada através da Câmara Municipal de Varginha com o título de utilidade pública municipal. Também foi elaborado um regimento interno que até hoje segue cumprido. Foram feitas recomendações espirituais para o bom andamento dos trabalhos. Elegeu-se São Franciso de Assis e Santa Clara como padroeiros da comunidade. A oração que se segue espelha o sentimento cristão dos membros da Comunidade.

 

ORAÇÃO DO KERYGMA

 

Senhor Deus Pai, recorremos à vossa divina misericórdia para pedir perdão dos nossos pecados. Te damos graças ó Pai, porque revelastes a nós pequeninos os mistérios do teu reino de amor. Dai-nos a graça de viver a cada dia a fraternidade, o amor, o perdão, o serviço aos irmãos e o anúncio do reino. Que a comunidade Kerygma seja um celeiro de amor através do anúncio de Jesus ressucitado. E que pela intercessão de Maria Imaculada recebamos as graças eficazes e redentoras. Tudo isso vos pedimos por Jesus Cristo vosso Filho na unidade do Espírito Santo. AMÉM. 

 

pub

 

Quem somos

Somos uma comunidade de leigos cristãos católicos, casados e solteiros, subordinados a todas as determinações da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, com aspirações a um dia sermos reconhecidos como uma associação de fiéis conforme prescreve o código de direito canônico. Somos cristãos engajados, consagrados ao anúncio do evangelho e atendimento aos carentes. Somos sobretudo caminheiros em busca da graça de Deus. Pertencemos a Paróquia de Santa Clara, da Diocese de Campanha, tendo como Bispo o Frei Dom Diamantino Prata de Carvalho e Pároco o Padre Diocesano Marcos Antônio de Menezes.

 

Fundadores